Instagram

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Música e canto litúrgico na celebração do Matrimônio



O canto e a música são elementos indispensáveis em toda celebração litúrgica. A música e o canto da liturgia do Matrimônio devem ser escolhidos de acordo com a natureza do rito e expressar o mistério celebrado. Católicos, vamos evitar melodias e textos adaptados de canções populares, trilhas sonoras de filmes ou de novelas.

Cada canto ou música deve ser executado de acordo com sua função ministerial, ou seja, no momento ritual específico de cada celebração. Lembre-se que é uma festa alegre, mas o principal, é um Sacramento, onde se marca o importante do compromisso que os noivos fazem um para o outro, perante a Igreja e seus convidados, por isso, as músicas devem ser escolhidas com muito cuidado e respeito.

A primeira coisa que você deve providenciar é a Paróquia onde será realizada cerimonia. Uma celebração hoje dura em média 40 minutos, com missa e comunhão para todos será em média 1h e 40 minutos, lembre-se de mostrar para o celebrante o seu roteiro musical para aprovação do repertório como forma de evitar transtornos na hora da cerimônia.

As partes que podem ser musicadas nas entradas do cortejo, finalizando com a entrada da noiva, o salmo responsorial pode ser cantado se você optar por vozes ou coral em seu casamento, também se deve aclamar o evangelho cantando. Durante o Rito do Casamento costuma-se permitir um fundo musical para o momento do Juramento, Consentimento, Benção das Alianças e a Benção do Casal, onde geralmente toca-se uma Ave Maria. Após a benção, caso os noivos decidam pela comunhão, permita o Canto de Comunhão. Em seguida, teremos as assinaturas com fotos e a saída dos noivos. Todos esses momentos podem ser musicados, tanto com vozes ou com músicas instrumentais.

A música interpretada ao vivo, toca o coração e a alma e sua cerimônia fica inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário